quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ora toma e embrulha, hi5!


No início era o Verbo.

E neste caso, foi o verbo "mandar".

Mandar o hi5! dar uma volta!

Pelo menos naquilo que mais me interessava naquele site, que era poder escrever um diário para os meus amigos e não só.

Cada um tem os seus motivos para criar um blog, certo? (Esta é a parte em que respondem "sim").

No meu caso, o motivo, como podem ver, foi bastante simples: quero poder escrever sem estar sempre a levar com o 404 cada vez que tento.

(O 404 não é nenhum verdugo: é tão só o código de erro de página que me diz que sou um tanso por tentar aceder a uma página que não existe...).

No entanto, até um passado recente consegui colocar comentários. Aliás, vou trasladá-los para aqui; por isso ainda mais estranho foi o facto de deixar de poder postar.

Bom, mas isso agora não interessa nada! O que é facto é que o hi5 não passa de um conto de fadas em tamanho gigante, com várias centenas de milhar de amigos... amigos?!

Não me lixem. Ou o conceito de amizade mudou muito, ou dá-me a impressão que é mais fácil conhecer uma miúda para beber uns copos num bar do que encontrar uma amizade que dê sentido à minha pachorrenta existência!

Aliás, não fazia ideia que alguns amigos se mostravam uns aos outros com fotos dos pirilaus!

Do tipo: "Olá Amigo Hipólito! Que pinta encontrar-te aqui no hi5. Aos anos que não comunicávamos! Como está a tua familia, os teus miúdos, está tudo bem? E a Paula, a tua esposa e minha colega da Escola Primária? Olha, cumprimentos para vocês todos e, deixo-te aqui umas fotos da minha picha circuncisada de 23 cm para mostrares aí ao pessoal de casa!

Lindo.

Não me compreendam mal: compreendo que a Internet e sites como o hi5!, Multiply, Tagged, etc., cumprem uma função social relativamente importante, que talvez tenha melhorado uma certa qualidade de vida emocional de pessoas com maior ou menor dificuldade de relacionamento, pelas mais diversas razões.

Mas, em verdade vos digo (ena, parece tirada da Biblia!) que me parece que os aspectos negativos são presentemente francamente superiores aos positivos. Penso que o hi5! original abria janelas de contacto. O "actual" Hi5! - francamente vocacionada para a aparência, para o culto sem limites das "pessoas bonitas", veio exactamente prejudicar aqueles que mais necessidade tinham - e têm - de fazer valer a palavra sobre a aparência.

Será que foi por isso que já não consigo fazer comentários no Hi5 que o idiota do site dá-me erro?

Apesar de pensar que não seja o caso - já que do alto da minha imbecilidade e insignificância, não tenho qualquer peso para um gigante da comunicação como é o dito site, mas não me surpreenderia que cada vez mais se caminhasse para a extinção da comunicação textual - enquanto motor de ideias e sentimentos.

De resto, basta ver que tipo de widgets predominam no site...

Bom, já disse o que tinha a dizer. E se o site encerrar, depois não digam que não vos avisei!


J.
















Nenhum comentário: